segunda-feira, setembro 11, 2006

M.E.L.


A Esfera Armilar e a Rosa

Estes são os dois símbolos que o nosso Mentor “Henrique de Sagres” escolheu para representar o MOVIMENTO ESPIRITUALISTA LUSITANO.
Teremos capacidade para vos explicar o porquê desta escolha?
Pelo menos, vamos tentar...
A esfera armilar formada de circulos fixos e móveis, representa o céu e o movimento dos astros e no seu centro encontra-se colocado um pequeno globo que representa a Terra.
Sendo assim, não será que o nosso Mentor nos quer reafirmar o papel preponderante que o planeta Terra ainda terá a desempenhar nos tempos vindouros, como já aconteceu em tempos remotos? E que papel será esse?
Se foi no nosso planeta que existiu o Bíblico “Jardim do Eden”, o Paraíso Terrestre, de onde Adão e Eva, representando toda a Humanidade, foram expulsos por ter cometido o “pecado original”, arrastando-nos assim a todos para bem longe da casa do PAI, não será que nos estamos a aproximar dos tempos em que esse regresso se irá impor?
Não será que é aqui mesmo, neste nosso (apesar de tudo) maravilhoso planeta azul que deveremos continuar a nossa evolução, o caminho de elevação da consciência, de forma a permitir-nos finalmente iniciar a unificação com o TODO?
E que papel cabe a Portugal? Será preciso dizer-vos?
Esse papel está escrito em letras de ouro na nossa História por muitos dos nossos ilustres antepassados.
E nós sabemos muito bem que esta é a VERDADE e se assim é, assim será!
Apesar de nestes últimos tempos andarmos um pouco esquecidos, ou melhor dizendo, talvez adormecidos...
Depois, sobre a esfera armilar vemos uma ROSA completamente aberta.
A rosa que desde os mais remotos tempos significou sempre o nascimento ou, melhor ainda, o renascimento.
Já na Lusitânia, o símbolo da rosa surge em diversas estelas romanas, chamando a atenção para a nova vida no Além.
Ostensivamente, esta era uma demonstração da mais profunda fé no renascimento. Mais tarde, no “selo rodado” da Rainha D.Teresa, mãe do nosso primeiro Rei, podemos reconhecer a cruz sobreposta a uma rosa.O mesmo acontece com a própria assinatura de D.Afonso Henriques. E assim por diante...
Até mesmo as representações da Cruz de Cristo surgem igualmente sobrepostas às pétalas da rosa o que nos quer certamente dizer que esta Ordem manteve os pontos de vista defendidos pelos Templários, sendo sua herdeira e continuadora.
Logo, nada mais natural de que um Iniciado, como foi o nosso Conde D.Henrique, quando nesta roupagem, escolhesse para esta Organização que se honra de o ter como Guia Espiritual, dois símbolos tão queridos à sua CASA e ao mesmo tempo tão actuais e tão cheios de significado esotérico para o momento que a Humanidade atravessa.
É preciso, pois, acordar Portugal!!!
Portugal sem fronteiras, Portugal dos Cavaleiros da Ordem de Cristo, Portugal que jamais morrerá, porque é aqui e não noutro lugar que se encontra o pequeno torrão chamado LUSITÂNIA, Terra da Luz, Terra do Amor, Terra do ESPIRITO SANTO!...

MOVIMENTO ESPIRITUALISTA LUSITANO

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

muitos parabens, já mereciamos que alguem tivesse a coragem para o fazer.
obrigado

10:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home